quarta-feira, 17 de maio de 2017

ESCOLA DE HÓQUEI EM PATINS DO BOAVISTA FUTEBOL CLUBE, INÍCIA ACTIVIDADE A 10 DE JUNHO



A ESCOLA DE HÓQUEI DO BOAVISTA, SERÁ UMA ESCOLA E NÃO UMA ACADEMIA! UMA ESCOLA ONDE ENSINA E SE APRENDE...LOGO UMA ESCOLA! 
"Morais Gomes"


 
Seis anos, após a reactivação do Hóquei em Patins, no Boavista Futebol Clube, a Direcção do Departamento, vai cumprir um dos seus principais objectivos, que sempre foi apontado como a Base do seu projecto. A constituição de uma escola de Hóquei em Patins e patinagem no Clube. 

Para nos apresentar o processo, reunimos com os mentores do projecto, que serão - simultaneamente -  instrutores e dirigentes da Escola de Hóquei do Boavista, Morais Gomes, Óscar Alves (Joca) e Carlos Pinho.

Este projecto, que foi sempre, uma das vossas apostas a ralizar no Boavista?
Morais GomesComeço por dizer que é uma Escola de Hóquei. Uma escola e não uma Academia. Uma escola onde se ensina, forma e se aprende, por isso, uma escola.

Quais as bases que contam para iniciar esse projecto?
MG – Vamos começar e posso afirmar, que consideramos este ser, um ano zero. Queremos começar com as idades mais pequenas e formar uma ou duas equipas – quando for possível - na pré-competição.

Que escalões existem na pré-competição?
Óscar Alves (Joca)Existem, nestas idades, os escalões de Bambis, Benjamins e Escolares, que são as idades compreendidas entre os quatro aos dez anos de idade.

MGO que significa que a Escola vai abrir para estas idades. Devo realçar que será uma escola mista, para meninos e meninas, sem qualquer diferenciação.

Já têm prevista a forma de divulgar o projecto e as bases de inscrição e acesso dos interessados?
MGVamos anunciar, aproveitando os meios de comunicação do Clube, no site, no próprio estádio e claro, através dos Órgãos de informação ligados ao Blogue das Amadoras. 
Há uns anos para cá, tenho recebido vários telefonemas a perguntarem onde se encontra formação de hóquei do Boavista.

O que significa que há pessoas interessadas. E onde será situada essa base?
MG - A nível do pavilhão que iremos utilizar, quero deixar para mais tarde – curtíssimo prazo – mas posso assegurar que não será muito longe. A nível de logística é nossa pretensão, ligar o mais possível a escola ao Clube e para isso, vamos estudar com a Vice-presidência das Amadoras, um local para sediar a Escola do Boavista, no estádio do Bessa. Aliás ,este projecto será analisado ao pormenor, conjuntamente com a vice-presidência, liderada pelo senhor Engenheiro António Marques.

Uma das certezas, será ter o Joca como treinador/formador?
OAÉ uma situação que estamos a equacionar, mas em principio, será equipa de quatro elementos. O Senhor Morais, eu, o Carlos Pinho e um quarto membro, que não é do nosso interesse divulgar neste momento.

MGEsse membro da futura equipa, está comprometido connosco e com o projecto, mas reafirmando o que o Joca disse, não consideramos, no momento, importante anunciar a sua identificação, o que faremos a seu tempo.

A vossa intenção,  colocar  os jovens a competir a curto prazo?
OAIsso dependerá da qualidade dos miúdos, da sua aprendizagem e evolução. Vamos iniciar a actividade, ensinado as bases da patinagem e quando chegarmos a um ponto, que se atinja um nível mínimo de capacidade competitiva, para competir, com adversários equivalentes, com certeza que formaremos equipas.

Há equipas a competir com essas idades?
OASim. Existem muitas equipas com miúdos dessa idade, mesmo muitas.

Carlos PinhoHá provas próprias para essas idades, sem  carácter de angariação de pontos e classificativo - os resultados não contam - que inicia, ao fim de contas, a competição dos miúdos.

A criação da escola de Hóquei vem completar uma falha - que pouco se entende - que é o facto de um clube ter uma equipa sénior e não ter formação. Concordam?
MGAbsolutamente de acordo e reforço a ideia, dizendo… principalmente no Boavista, que é um clube que tem uma formação forte em todas as modalidades. Em todas as modalidades, o Boavista, tem todos os escalões de formação excepto no hóquei. Como dizemos, no hóquei vamos começar por baixo, pelos mais novinhos.

Deixem-me colocar uma questão que considero importante. Os miúdos para ingressarem na escola têm já que ter algumas bases de patinagem?
MGNão! Isto vai ser uma escola de hóquei, logo os miúdos e repito, as miúdas também, podem chegar aqui, simplesmente sem saber sequer patinar, nem nunca terem calçado uns patins.

AO Nós, ensinaremos a patinar e a partir daí iremos começar a formar jogadores, todos irão começar do zero.

Condições de inscrição?
MGNão queremos falar (já) sobre esse aspecto, porque estamos a fazer um estudo e quando sair definitivamente a publicidade informaremos esse ponto, entre outros.

Conhecendo três dos treinadores, que serão os instructores. Posso afirmar que são pessoas do hóquei, com um passado na modalidade. Estão asseguradas todas as condições de ensinamento?
MG -  As pessoas que irão dirigir os trabalhos são pessoas com experiência, como jogadores e treinadores, que podem transmitir a experiência a cumulada durante anos, para formar. São pessoas habilitadas sobre todos os pormenores.
Na formação está o mais importante. 
Temos uma equipa formada por quatro pessoas, com um passado de conhecimentos adquiridos na modalidade e conscientes dos valores indispensáveis na formação de jovens. Eu, fui professor e o quarto membro da equipa é simultaneamente professor. Até neste aspecto, a nossa escola, será mesmo uma escola. Saberemos ensinar e formar deixando para os miúdos a missão de aprender. 
Todos somos homens do hóquei e todos estamos preparados para ensinar.

Será uma escola de hóquei, sabendo que nem todos sairão hoquistas?
AO A nossa missão será ensinar a patinar e a jogar hóquei a todos por igual, depois será natural que cada um irá apresentar resultados pessoais de evolução.

MGHaverá muitos miúdos que aparecerão porque querem aprender a patinar. Uns, depois de aprender a patinar, poderão continuar no hóquei, outros porém, poderão decidir ir patinar para a marginal da Foz.

CPDeixe-me reforçar o que se tem dito até aqui. Não colocamos de lado, que possa aparecer um número de miúdos de dez ou onze anos e formarmos de imediato, uma equipa de competição. Vamos começar de baixo, mas se tivermos possibilidades de iniciar competição de escalões jovens de formação, aproveitaremos esse facto.
 
AO Exactamente, se conseguirmos formar uma equipa capaz, não vejo porque não formar uma equipa de sub-13, por exemplo.

MGAdmitimos, perfeitamente entrar na competição já este ano, depende do que nos aparecer.

AONós quando começamos no Boavista, foi por cima, porque era a única forma de entrar, mas o nosso objectivo, era este começar a formar pela base.

Em que dias serão realizados os treinos?
MGEm principio e no principio, serão ao fim-de-semana, talvez nas tarde de sábado, para libertar os miúdos – que serão de idades muito baixas - ao domingo e poderem ser acompanhados pelos pais, aproveitando a maior disponibilidade, dos mesmos, aos sábados. 

AOConcordamos que o melhor horário, será nas horas de meio da tarde de sábados, isto numa primeira fase. Quando eles já souberem pegar num stick e decidirmos  formar uma equipa, então aí, teremos que conseguir mais horários complementares, com um novo horário semanal.

Quando vai abrir a Escola do Boavista?
MGEm meados de Junho. Olhe, uma boa data seria o dia 10 de Junho. Dia de Portugal e dia da a Escola de Hóquei do Boavista.

Pelo entusiasmo que sinto em vós, devo estar enganado quando pensava que seria difícil conseguir miúdos para formar uma escola de hóquei. Não é difícil de conquistar miúdos para o hóquei?
MGNão é nada difícil. Temos a noção que facilmente iremos encher o ringue com miúdos.

Sério???
AONaturalmente não avançamos para uma coisa destas completamente descalços. Sem as bases que temos agora, não avançaríamos, caso contrário, já tínhamos avançado anteriormente.

CPMais que formar jogadores, queremos formar jovens, começar a impor regras, disciplina, que os irá ajudar no futuro, mesmo que não queiram ser jogadores de hóquei.


Esse é um contexto, que nós,no desporto, afirmamos várias vezes, mas que alguns pais, não valorizam como verdadeiramente provado. Os jovens formados no desporto, são mesmo “diferentes” dos que lhe passaram ao lado?

AOQuanto a isso não existe qualquer dúvida. Há elementos que provam facilmente e oficialmente isso, após estudos realizados sobre esse tema.  Principalmente, os miúdos que praticam modalidades colectivas, têm um comportamento escolar, um aproveitamento escolar e um comportamento social, acima do padrão habitual dos jovens que não fazem . há dados científicos que o comprovam.  
Agora a verdade é que existe o ego dos pais, que muita vez ajuda pouco. Mas isso também, para nós não será novidade.

MGEu digo, que vamos iniciar uma escola de hóquei e como qualquer escola, a escola tem regras para os meninos, mas também tem regras para os pais. O Clube tem regulamentos e eles são para cumprir. Quem estiver nesta onda, estará connosco, quem não estiver… terá que arranjar outro clube. 
Nós não iremos educar ninguém, nós iremos ensinar, iremos impor regras, iremos formar, iremos ajudar a educar, mas a base dessa educação, será sempre dos pais.

Reforçando apenas a afirmação anterior, a escola será mista?
MGExactamente. Até porque as meninas podem jogar conjuntamente com os rapazes mesmo em competições oficiais, incluindo na terceira divisão.

Continuaremos a acompanhar este processo. Mas para já apostamos no dia 10 de Junho?
MGSerá – em principio – o dia de Portugal e o dia da Escola de Hóquei em Patins do Boavista Futebol Clube.